domingo, 7 de fevereiro de 2010

Um passeio por Lisboa

Desta vez o objectivo era encontrar fitas de cetim a preços acessíveis de modo a embelezar alguns dos nossos souvenirs do casamento. Foi assim que nos dirigimos á praça do Martin Moniz. De baixo do olho do Castelo de São Jorge e do bairo da Mouraria.

Encontramos um sitio singular com mais estrangeiros do que nacionais. No Martim Moniz encontram-se indianos, orientais e africanos. Um conjunto de imigrantes de países outrora explorados por Portugueses , a viverem conjuntamente e em comunidades bem enraizadas.

O ponto alto desta incursão foi sem duvida o Centro Comercial Mouraria. Logo á entrada o cheiro exótico do caril relembrava que este centro comercial embora com nome de um dos mais típicos bairros de Lisboa, era tudo menos tradicional. É um lugar singular que pensava só existir em países do oriente ou em filmes do Jackie Chan mas suas incursões em Chinnatown.

Visitamos o Centro ao fim do dia, onde a azafama dos lojistas orientais repondo os stoks contrastava com a acalmia dos trabalhadores regressados a este ponto de convívio em torno das tascas de kebab.

Motivados pela compra de fitas baratas descobrimos um ambiente singular onde a primeira sensação e de receio mas, que após uns minutos de integração, nos acabamos por abstrair absorvendo toda esta diferença cultural.

Sem querer que este seja um post xenófobo, é um sitio a visitar novamente, desta vez já melhor preparados “sem os sapatos de salto alto e a pochete Pierre Cardin” não é Rita ;)

P.S. – E não é que encontramos mesmo as fitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Back to Home Back to Top